Como ser saudável na gravidez?

Para ter uma gravidez saudável, você precisa entender tudo sobre seu corpo e o que pode afetar o bebê em desenvolvimento. Apenas com alguns cuidados, você poderá ter uma gravidez saudável e tranquila, garantindo a saúde do bebê também, bem antes do seu nascimento.

Conforme seu bebê se desenvolve, há algumas mudanças naturais em seu corpo. Elas ocorrem em estágios e podem ser acompanhadas durante as semanas de gestação.

Ao engravidar, você precisa parar de beber bebidas alcoólicas e outros vícios prejudiciais como fumar, além de realizar atividades físicas com regularidade e diminuir a ingestão de cafeína. Há alguns outros cuidados que você deve tomar para manter seu bebê saudável. Uma delas é ficar de olho em possíveis sintomas de depressão na gravidez.

A depressão na gravidez afeta 1 a cada 7 gestantes. Por isso, é tão importante ficar atento a sintomas para iniciar um tratamento o quanto antes com um médico especializado. Agora, descubra alguns cuidados para ser saudável na gravidez.

1.     Mantenha uma alimentação saudável

 

Uma alimentação de qualidade na gravidez ajuda a prevenir o ganho de peso excessivo. Ainda mais, você ainda previne doenças relacionadas, como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.

Por isso, você deve manter uma alimentação equilibrada para contribuir para o bom desenvolvimento do bebê. Além disso, alimentos saudáveis mantêm suas reservas biológicas necessárias para a fase de pós-parto.

Dessa forma, você também favorece a amamentação, ajudando a aumentar seu sistema imunológico.

 

2.     Tenha as vacinas em dia

 

Entre os cuidados que você deve tomar para uma gravidez saudável, deixar todas as vacinas em dia é um deles. A vacina da Influenza é uma obrigatória em seu calendário de vacinação.

Ainda mais, você deve ter imunização contra hepatite, tétano e COVID-19. Tenha todas as vacinas em dia para contribuir para sua saúde e o bom desenvolvimento do bebê.  

 

3.     Cuide de sua saúde mental

 

A gravidez pode trazer uma sensibilidade maior por causa da gestação. Por isso, é muito importante cuidar de sua saúde mental, amenizando sintomas de estresse, ansiedade e depressão, doenças que podem causar mal ao bebê.

Faça atividades relaxantes em casa, como hobbies ou tarefas de lazer, fique com os familiares, assista filmes e séries, fique nas redes sociais ou mesmo faça meditação. O importante é cuidar de sua saúde mental.

No caso de sintomas muito agravados, procure um médico especializado para fazer um tratamento adequado.

 

4.     Faça o pré-natal

 

O pré-natal é essencial para prevenir e detectar patologias de forma precoce, tanto sua quanto do bebê. Isso ajuda no desenvolvimento saudável do bebê e ainda diminui os riscos de doenças para você.

Um pré-natal bem feito pode detectar doenças em você como diabetes e problemas do coração. Já no bebê, é possível detectar alterações no feto e doenças genéticas.

Ainda mais, o pré-natal bem realizado é responsável por preparar você para uma gestação mais saudável, seja com hábitos de vida mais qualitativos, seja com sono, alimentação e muito mais.

 

5.     Faça os exames de rotina

 

Você precisa de, no mínimo, 3 ultrassonografias durante a gestação. Através dos exames de rotina, sempre será possível visualizar informações novas, dependendo da fase de gestação.

Em cada fase existe um intuito específico a ser verificado no desenvolvimento do bebê, como posição no útero, anomalias e idade gestacional.

Os exames também ajudam a detectar e tratar algumas doenças na gravidez. O ultrassom é um exame muito valioso, já que ele permite que a mãe e os outros membros da família criem vinculação com o bebê. Isso pode eliminar a depressão na gravidez, por exemplo.

A gravidez é um período cheio de altos e baixos, por causa da quantidade de hormônios necessários para que o bebê tenha um bom desenvolvimento.

No entanto, vale ter alguns cuidados a mais em cada fase, para ajudá-la a ter uma gestação de qualidade e não afetar o bebê negativamente. Portanto, tome todos os cuidados citados no artigo e sempre consulte o obstetra em caso de dúvidas.

Não falta em nenhuma consulta nem deixe de apresentar nenhum exame de rotina solicitado. Isso serve para deixar sua gravidez mais saudável, acompanhar o desenvolvimento do bebê, além de detectar e prevenir doenças. Por isso, é muito importante o acompanhamento médico durante a gravidez.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Post