Como começar a ir na academia?

Você está procrastinando muito e precisando de um empurrãozinho para ir à academia? Você quer perder peso, perder massa magra ou mesmo ter uma vida mais saudável? Saiba que tudo isso é possível seguindo algumas dicas para começar a ir na academia.

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020, apenas 30,1% dos brasileiros praticam atividades físicas regularmente, ou seja, três vezes por semana.

Isso é um número preocupante, já que exercícios físicos são fundamentais para uma melhor qualidade de vida, além de fazer bem para o corpo e a mente. Isso porque ao fazer atividades físicas, seu corpo libera substâncias que estão relacionadas ao prazer e bem-estar.

Por isso é muito necessário deixar o sedentarismo de lado e começar a frequentar a academia. Aprenda agora como começar a ir na academia de modo saudável. transex Campinas buscam opções para frequentar mais a academia e manter o corpo saudável e bonito.

1.  Faça um exame médico

Antes de praticar qualquer exercício físico regularmente, você precisa fazer alguns exames de saúde para verificar se está tudo bem. Isso significa que você não pode ter nenhuma patologia que pode piorar com os treinos. Em geral, quando você faz a inscrição em uma academia, existe um médico para realizar essas consultas.

No entanto, se você tiver uma doença pré-existente, não deixe de avisar ao médico. Se você tiver alguma restrição para fazer exercícios físicos, avise ao instrutor da academia. Ele orientará você para fazer o treino mais adequado.

2.  Escolha o local para treinar

Existem muitos espaços para treinar atualmente. Pode ser uma academia, em um parque montado com equipamentos de treino, na academia do condomínio e muito mais.

Vale ressaltar que uma academia é um lugar mais apropriado para você treinar, já que existe a orientação de um instrutor para ajudá-lo a planejar seus treinos, com base em suas capacidades e limitações.

Escolha uma academia perto de casa ou do trabalho, para não perder a vontade de ir pelos trajetos de ida e volta.

Além disso, faça uma aula gratuita antes de escolher sua academia, para sentir se as pessoas, os horários e o instrutor da academia são agradáveis para você.

3.  Cuide da alimentação

Outra etapa fundamental para quem quer uma vida mais saudável ou perder peso com exercícios físicos é cuidar de sua alimentação. Por isso, procure um nutricionista e fale sobre seus objetivos.

Apenas uma alimentação adequada com exercícios físicos regulares poderá ajudar você atingir seu objetivo final. Não use suplementos alimentares sem a prescrição de um nutricionista.

4.  Use roupas confortáveis

Você precisa estar equipado com os itens necessários para fazer suas atividades físicas. Isso significa comprar roupas confortáveis para treinar e também um tênis apropriado. Não esqueça do seu squeeze de água.

5.  Cuidados ao treinar

O primeiro treino é para sua adaptação. Em geral, ele é mais tranquilo e serve para preparar seu corpo para os treinos mais difíceis. Você irá fazer o aquecimento, depois o alongamento.

Infelizmente, depois dos primeiros treinos você irá sentir dores no corpo. Isso porque você está aumentando sua resistência muscular, além de aumentar a resistência dos tendões e dos ligamentos.

Seus primeiros treinos podem causar dores e certos desconfortos, mas isso é normal. Avise ao instrutor qualquer desconforto ou dor diferente. O treino de adaptação é muito importante para você evitar lesões mais tarde.

6.  Tenha foco no objetivo

Cada pessoa tem um intuito diferente ao ir para academia, que pode ser perder peso, levar uma vida mais saudável, ter mais resistência muscular e muito mais. Tenha em mente seu objetivo para não se sentir desmotivado na hora de ir para academia.

É muito normal se sentir cansado, com dores e desânimo para voltar a treinar. Por isso, ter em mente seu objetivo principal é tão importante. Não esqueça o motivo de você ter se matriculado em uma academia.

Faça exercícios pelo menos três vezes por semana para ter o resultado desejado. Além disso, conte com a ajuda do instrutor para melhorar a qualidade de seus treinos.

Com o passar do tempo, ir à academia será um hábito para você. As dores do corpo e os desconfortos irão passar. Por isso, seja persistente com seu objetivo e continue treinando.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *