A respiração é uma função automática do corpo que é controlada pelo centro respiratório do cérebro. Quando nos sentimos estressados, nossa taxa e padrão de respiração mudam como parte da ‘resposta de luta ou fuga’.
Felizmente, também temos o poder de mudar deliberadamente nossa própria respiração. Estudos científicos mostraram que controlar a respiração pode ajudar a gerenciar o estresse e as condições relacionadas ao estresse. O controle da respiração também é usado em práticas como ioga, tai chi e algumas formas de meditação.
Respiração e estresse
O principal papel da respiração é absorver oxigênio e expelir dióxido de carbono através do movimento dos pulmões. Os músculos que controlam o movimento dos pulmões são o diafragma (uma folha de músculo abaixo dos pulmões) e os músculos entre as costelas.
Quando uma pessoa está sob estresse, seu padrão de respiração muda. Normalmente, uma pessoa ansiosa faz respirações pequenas e superficiais, usando os ombros em vez do diafragma para mover o ar para dentro e para fora dos pulmões. Este estilo de respiração perturba o equilíbrio dos gases no corpo.
A respiração excessiva superficial, ou hiperventilação, pode prolongar os sentimentos de ansiedade, piorando os sintomas físicos do estresse. Controlar sua respiração pode ajudar a melhorar alguns desses sintomas.
Resposta de relaxamento
Quando uma pessoa está relaxada, ela respira pelo nariz de maneira lenta, uniforme e suave. A cópia deliberada de um padrão respiratório relaxado parece acalmar o sistema nervoso que controla as funções involuntárias do corpo.
A respiração controlada pode causar alterações fisiológicas que incluem:
- pressão arterial e frequência cardíaca reduzidas
- níveis reduzidos de hormônios do estresse no sangue
- redução do acúmulo de ácido lático no tecido muscular
- níveis equilibrados de oxigênio e dióxido de carbono no sangue
- melhor funcionamento do sistema imunológico
- aumento da energia física
- aumento da sensação de calma e bem-estar.
Onde obter ajuda
- Seu médico
- Especialista em gerenciamento de estresse, como psicólogo
Coisas para lembrar
- A respiração superficial na parte superior do tórax faz parte da resposta típica ao estresse.
- A resposta ao estresse pode ser reduzida respirando conscientemente usando o diafragma.
- A respiração abdominal ajuda a controlar o sistema nervoso e estimula o corpo a relaxar, trazendo uma série de benefícios para a saúde.