Exercícios divertidos: 6 maneiras de tornar o exercício mais agradável

O exercício é bom para a nossa saúde, mas pode ser difícil ficar motivado. Leitores dão suas principais dicas para tornar o exercício divertido.

O que há nesta página

Como posso tornar o exercício divertido?

  1. Peça para outras pessoas se juntarem a você
  2. Adicione algum entretenimento
  3. Seja uma criança grande
  4. Faça do exercício um jogo
  5. Mova-se por uma causa
  6. Se recompense

6 exercícios divertidos para experimentar

  1. Frisbee
  2. Basquetebol ambulante
  3. Tai chi
  4. Aeróbica aquática
  5. Dançando
  6. bambolê

Como posso tornar o exercício divertido?

Peça para outras pessoas se juntarem a você

Estudos mostraram que somos mais felizes se exercitando com amigos, familiares ou colegas de trabalho do que sozinhos. E a Elisa, Psicóloga Online entende que:

“Quando estou andando com um amigo, estou tão ocupada conversando que não percebo quantos passos estou dando e vou mais longe do que o normal”, diz a leitora Julie Thomas.
Outros leitores nos disseram como ir com um parceiro ou amigo tornou as aulas de ciclismo, dança e exercícios mais agradáveis, incentivando-os a continuar e fazer mais. “Exercitar-me com meu parceiro me incentiva a ir quando não estou com vontade”, diz Rowena Salter, enquanto Jane Blythe nos diz: “Assumir um compromisso com um amigo é um motivador”.

Se você não tiver certeza sobre uma nova aula de exercícios, levar um amigo para apoio moral pode ajudar. E se você não tiver alguém com quem possa se exercitar, participar de uma aula pode ser uma boa chance de conhecer novas pessoas.

Bob Swepstone nos disse: “Eu participo de um exercício para a classe do coração, com muitas pessoas que se tornaram amigas. É uma experiência social agradável, bem como uma maneira de manter a forma.”

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Adicione algum entretenimento

Se você achar o exercício chato, poderá se distrair. Televisão, rádio ou música podem ajudá-lo a se exercitar por mais tempo.

“Assistir ao noticiário enquanto remo ou pedalo na academia me ajuda”, diz Cochrane Young, enquanto Amanda Scott diz: “Correr na esteira em casa é chato, então ouvir rádio ou um podcast ajuda o exercício a ser mais rápido”.

Assumir um compromisso com um amigo é um motivador


Você pode criar uma lista de reprodução de músicas favoritas ou baixar podcasts para continuar. Phil Collis teve um derrame na adolescência, que afetou o lado esquerdo de seu corpo desde então. Ele nos disse: “Gosto de ouvir música, podcasts ou audiolivros quando faço exercícios na cadeira”. Estudos mostraram que música animada com ritmos fortes pode nos manter motivados para nos movermos e nos distrair de um leve desconforto durante o exercício.

Jessica Snoddy diz: “A música pode ser um grande motivador. Ele pode definir o ritmo e ajudar a colocá-lo em um determinado estado de espírito. Eu uso música instrumental quando treino em casa ou na academia. Para exercícios mais suaves, como tai chi ou ioga, recomendo playlists que incluam sons da natureza.”

Seja uma criança grande

O que você gostava de fazer quando era mais jovem? Você adora sair para empinar pipa ou jogar um frisbee no parque? Você ainda pode aproveitar suas atividades favoritas da infância como uma maneira divertida de se exercitar diariamente.

Val Turner diz: “Eu participo de um grupo local para hulahooping em todas as faixas etárias. Eu não fazia bambolê há mais de 60 anos e isso voltou para mim com muita facilidade.” Outros leitores nos contaram como redescobriram atividades que vão desde tocar sinos e dança do ventre até nadar em rios. Um nos disse que eles reviveram sua adolescência dançando ao som da música dos anos sessenta.

Faça do exercício um jogo

Em vez de ir ao cinema com amigos e familiares, você pode escolher uma alternativa ativa, como minigolfe ou boliche. Se você tem um smartphone, pode transformar caminhadas em caças ao tesouro digital usando aplicativos como Pokémon GO e Geocaching.com.

Um leitor deu uma ótima sugestão para transformar as caminhadas em um jogo e, ao mesmo tempo, levantar o ânimo: “Cada vez que ando, procuro cinco coisas diferentes que estão me fazendo sentir melhor, talvez o vento, o céu azul, flores , pássaros e o sol no meu rosto.”

Muitos leitores nos contaram como eles gostavam de contar seus passos usando seus smartphones e que ter um alvo a alcançar tornava mais divertido. O aplicativo de smartphone Just Dance fornece uma pontuação rastreando seus movimentos. Se você possui um console de jogos como o Nintendo Switch, pode jogar jogos virtuais – mas ainda ativos – como golfe ou futebol

Mova-se por uma causa

Se você quer um pouco de motivação extra para caminhar, correr ou andar de bicicleta regularmente, pode se inscrever em um evento de caridade e arrecadar dinheiro para uma causa próxima ao seu coração. Kim Cheshire diz: “Dá a você um propósito para se exercitar e algo para almejar, o que o mantém motivado, especialmente quando seus amigos e colegas o patrocinam!”

Mohinder Singh Kalsi diz: “Como parte de um grupo de apoio ao coração, organizamos caminhadas para nossos membros. Às vezes, são eventos de arrecadação de fundos, o que é bom para quem precisa de uma desculpa para sair. Uma vez que as pessoas saem algumas vezes, elas são encorajadas a sair para passear sozinhas ou como parte de um grupo.”


Saber que isso o manterá em forma e, portanto, mais capaz de aproveitar outras coisas da vida, é um bom motivador para mim

Joanne Alexander

Outros leitores nos contaram como conseguiram manter-se fisicamente ativos limpando santuários de animais, jardinagem comunitária, limpeza de praia ou coleta de lixo. Dax Hayward, que é membro fundador da Litter Wombles de Lutterworth, diz: “Gosto de fazer minha parte pela comunidade local, manter o lugar arrumado e fazer algum exercício que não parece exercício”.

A GoodGym  realiza sessões gratuitas regulares combinando fitness com atividades como plantar árvores e selecionar doações para bancos de alimentos. O Green Gym  também é gratuito, com foco em atividades ao ar livre que fazem a diferença. Além dos benefícios de se manter ativo, estudos também mostraram que quanto mais participamos de atividades significativas, mais felizes somos e mais significativas nossas vidas se sentem.

Se recompense

Você pode adicionar um incentivo extra recompensando a si mesmo. Lesley Booth sugere: “Tenha uma guloseima saudável no final de cada exercício. Meu favorito são pedaços de manga.”
Amanda Scott diz que compra um “gel de banho agradável após o exercício”. Ann McCarthy diz: “Se vou à academia, tomo um bom café depois – um americano, com um pouco de leite desnatado. Isso funciona como um incentivo para mim.”

Algumas pessoas colocam dinheiro em uma jarra toda vez que se exercitam. “Prometo a mim mesma uma massagem como presente quando o pote estiver cheio”, diz Kim Teece. Concentrar-se nos benefícios do exercício também pode funcionar.

Joanne Alexander diz: “Saber que isso o manterá em forma e, portanto, mais capaz de aproveitar outras coisas da vida, é um bom motivador para mim”.

“Sério, você é seu melhor motivador se estiver fazendo exercícios por motivos de saúde”, diz Val Murdoch. “Diga a si mesmo que isso fará um VOCÊ melhor.”

6 exercícios divertidos para experimentar

Se correr ou ir à academia parece chato, por que não tentar um dos seguintes exercícios? Apenas certifique-se de verificar com seu médico antes de iniciar um novo exercício se você tiver um problema cardíaco.

1. Frisbee

Esteja você brincando com amigos ou com seu cachorro, jogar e pegar um frisbee é uma maneira divertida de aumentar sua contagem de passos sem perceber.

2. Basquetebol ambulante

Saiba mais sobre este esporte coletivo, que é jogado em um ritmo ideal para quem tem problemas de saúde, em walkingbasketballuk.com .

3. Tai-chi

Com foco em movimentos lentos e conscientes, o tai chi é ideal para pessoas de todas as habilidades físicas e pode ser feito em qualquer lugar. Procure aulas para iniciantes no YouTube.com ou saiba mais em taichiunion.com .

4. Hidroginástica

Combinando um bom treino cardiovascular com o apoio da água, para que haja menos risco de lesões, a hidroginástica está disponível em muitos centros de lazer locais.

5. Dança

Se você vai a uma dança formal ou aula de Zumba, ou apenas se move em casa ao som de sua música favorita, dançar é uma maneira divertida de queimar calorias.

6. Bastidores de bambolê

Esta é uma atividade divertida que você pode usar para tonificar os músculos e perder peso, além de trabalhar o equilíbrio e a coordenação. Se ficar muito fácil, você pode comprar aros com pesos para dificultar um pouco.

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